Pesquisar

Segurança Alimentar

 

A qualidade não se consegue sem bons ingredientes, receitas únicas e pormenores de confeção que fazem a diferença, mas a todos esses fatores há que juntar outro requisito fundamental para os consumidores e para a Proença-a-Nova Origem: a segurança alimentar. A garantia da inocuidade e segurança dos alimentos que consumimos é, além de uma obrigação legalmente preceituada, uma exigência cada vez maior por parte dos consumidores, constituindo uma prioridade para todos os intervenientes do sector, desde a exploração agrícola até à mesa.

A Proença-a-Nova Origem tem a preocupação constante em proporcionar aos seus clientes produtos sãos e seguros e só atribui a marca após a verificação das condições de produção. Todos os fornecedores de produtos desta loja dispõem do sistema de autocontrolo - HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo).

O Sistema HACCP é um sistema preventivo que se baseia na análise de pontos críticos nas diferentes fases do processo, permitindo ao mesmo tempo estabelecer os meios necessários para os controlar e aplicar uma monitorização proativa (que visa prevenir) em vez de reativa (que visa corrigir).

Nos últimos anos, a União Europeia tem emitido diversa legislação que visa reforçar a confiança do consumidor na segurança dos produtos alimentares. O Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril de 2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios, vem criar novas regras gerais e específicas de higiene, com o principal objetivo de garantir um elevado nível de proteção do consumidor em matéria de segurança dos géneros alimentares. Este regulamento é de aplicação obrigatória a todos os estados membros, desde o dia 1 de janeiro de 2006, e abrange todos os níveis da cadeia alimentar - produção, industrialização e manipulação dos alimentos, serviços de alimentação coletiva e sistemas de distribuição e manuseamento.

Caso necessite da ficha técnica de algum produto, basta que a solicite para segurancalimentar@cm-proencanova.pt.