Livro de Reclamações Online
A plataforma do Livro de
Reclamações é o Livro de Reclamações em formato eletrónico, constitui uma
medida do programa "SIMPLEX + 2016" que envolve a Direção-Geral do
Consumidor e as entidades reguladoras dos diversos setores de atividade.
Aqui pode apresentar a sua reclamação e/ou
solicitar informação sobre as questões relacionadas com os serviços públicos
essenciais (eletricidade, gás natural, água e resíduos, comunicações
eletrónicas e serviços postais) e vários outros setores de atividade económica.
O Livro de Reclamações tem desde o dia 1 de julho de 2017 dois formatos: o físico (Livro de capa vermelha) e o Eletrónico que consta de uma plataforma com o seguinte acesso: https://www.livroreclamacoes.pt/
Legislação aplicável:
DL n.º 156/2005, de 15 de setembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º74/2017,
de 21 de junho (Estabelece o regime jurídico do livro de reclamações e cria o
formato eletrónico do livro de reclamações)
Portaria n.º 201-A/2017, de 30 de junho
(Aprova o modelo, edição, preços, fornecimento e distribuição do livro de
reclamações nos formatos físico e eletrónico)